Falta do Desejo Sexual nos Homens: Quais são as causas?

O desejo sexual hipoactivo ocorre quando a pessoa não procura uma intimidade física, nem corresponde ao interesse de ter relações sexuais de outra pessoa. Esta condição pode ser primária, quando essa pessoa nunca sentiu um grande desejo sexual ao longo de sua vida, ou secundária, quando a pessoa que costumava sentir desejo sexual já não tem, e isso pode ocorrer devido a vários fatores.

A falta de desejo sexual não é uma característica exclusivamente feminina

Embora os estudos de disfunções sexuais geralmente se concentram nos problemas específicos de cada gênero: a baixa libido nas mulheres e o desempenho sexual nos homens, descobriu-se recentemente que a falta de desejo sexual está afetando a um dos quatro homens, de acordo com um relatório feito em 2012 pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual.

As causas da perda do desejo sexual, tanto em homens jovens, como a terceira idade podem ser agrupados em três categorias:

Causas psicológicas do baixo desejo sexual

  1. O estrésEl excesso de trabalho, alguns problemas em casa ou pela quantidade de atividades que devem ser executadas na vida diária pode afetar a vida sexual dos homens. O stress e a ansiedade podem não só provocar a disfunção erétil, mas que também diminuem o apetite sexual das pessoas afetadas.
  2. A depresiónLa depressão pode fazer com que os homens que se encontram tanto na idade como na terceira idade percam o interesse em sexo, já que ocorre uma tristeza generalizada e uma grande apatia frente a muitas atividades da vida diária.
  3. Os problemas com a imagem corporalSi bem os problemas com relação à imagem corporal, geralmente, estão associadas ao universo feminino, estes podem também afetar os homens. O excesso de peso, a calvície ou os efeitos que produz o envelhecimento natural em que o corpo pode fazer com que a pessoa não está bem com o seu aspecto físico, o que leva a que o desejo sexual se veja reprimido.

Causas físicas de baixa libido masculina

Existem certos problemas físicos que podem ter a sua incidência no comportamento sexual dos homens. Entre eles se destacam:

  1. Os problemas hormonalesLa testosterona é o hormônio do desejo sexual por excelência, tanto em homens como em mulheres. É por isso que os níveis baixos de testosterona têm um impacto significativo na inibição do desejo sexual. Os níveis deste hormônio diminuem naturalmente entre os idosos, mas estes também podem descer devido a doenças crônicas, a determinados medicamentos ou ao uso de drogas. A título de exemplo, alguns tratamentos médicos contra a perda de cabelo requerem o uso de certos medicamentos, como a finasterida, que afetam negativamente a libido.
  2. A tiroidesAlgunos problemas da tireóide, como o hipotireoidismo, não só fazem com que você desligue o seu desejo, mas que também podem causar impotência.
  3. A vasectomíaSi bem, não existem estudos que demonstram que uma vasectomia tem consequências no desejo sexual dos homens, há muitos que afirmam que sentem uma redução na intensidade dos seus orgasmos; embora provavelmente isso se deva a uma reação psicológica contra a intervenção. No entanto, existem muitos que afirmam ter um desejo sexual baixo, depois de realizado o procedimento.

Algumas doenças que podem gerar um desejo sexual reprimido

Existem algumas doenças que podem fazer com que se desligue o desejo sexual, entre elas é possível citar como exemplo os problemas cardíacos, diabetes e alta pressão sanguínea. Por outro lado, o alto consumo de alimentos processados e o sedentarismo, que são algumas das causas da obesidade, também afetam o bem-estar geral das pessoas, o que repercute diretamente na sua vida sexual.

É normal que o desejo sexual se encontre inibido na terceira idade?

Apesar de que é natural que os homens percebam uma diminuição da libido, à medida em que envelhecem, existem muitas pessoas que continuam mantendo uma vida sexual ativa durante a terceira idade e ,consequentemente, a falta de desejo pode ser devido a outras causas.

Em conclusão, é importante estar atento para as possíveis causas do desejo sexual diminuído, já que estas não só podem ser corrigidas através de alguns tratamentos, mas que podem estar indicando alguma doença subjacente que se pode prevenir e curar a tempo.

Falta do Desejo Sexual nos Homens: Quais são as causas?
Avalie este post

Leave a Reply