Dieta Dukan – Conheça e comece hoje mesmo!

Aposte na dieta de Kate Middleton para reduzir a cintura, usando alguns truques espertos – mas nem sempre recomendados por nutricionistas.


A Dieta Durkan baseia-se em uma ideia, no mínimo, curiosa: ela propõe um plano alimentar baseado nos alimentos que nossos antepassados (isso mesmo, os homens da caverna) utilizavam, na época em que ainda eram caçadores.
Assim, o cardápio baseia-se sobretudo em proteínas (carnes) e vegetais, listando 100 alimentos – 72 de origem animal e 28 de origem vegetal. É possível comer a quantidade que quiser desses alimentos, perdendo peso ainda assim.
Outro macete da dieta é a ingestão de farelo de aveia, que aumenta a sensação de saciedade.


Pontos positivos


Um dos pontos positivos que atria adeptos à dieta é a promessa de comer o quanto quiser, e ainda assim emagrecer. Isso acontece, pelo menos na teoria, pelo baixo consumo de gorduras associado à Dieta Dukan.


Pontos negativos


Por outro lado, a Dieta de Dukan pode levar a diversos prejuízos à saúde, sendo os principais:



  • a produção de corpos cetônicos, que causam mau hálito, e elevam a amônia, substância tóxica que causa problemas como a gota;

  • a falta de carboidratos pode levar à cetose, situação em que há diversos sintomas, como tontura, dores de cabeça, fadiga e indisposição, além de possíveis desmaios;

  • aos poucos, o corpo para de queimar gordura e passa a queimar massa magra, ou seja, os músculos, como forma de buscar energia para substituir o consumo de carboidratos;

  • cortar alimentos de vez do cardápio pode levar a deficiências de diversos nutrientes e vitaminas, essenciais para manter a saúde e equilíbrio do organismo.

Além disso, essa dieta pode levar ao temido efeito sanfona, uma vez que assim que a alimentação for reestabelecida, todo peso perdido pode ser ganho novamente. Isso ocorre porque não há uma efetiva reeducação alimentar.



Como seguir a Dieta Dukan


A dieta baseia-se em quatro etapas distintas, com cardápios e restrições diferentes de alimentos:



  • Primeira fase – Ataque: nessa fase, estão liberadas apenas as proteínas magras. Portanto, esse é o momento de investir no frango (sem pele), peito de peru, clara de ovos, peixe, bifes magros, iogurtes e coalhadas desnatadas, tudo sem quantidade limite. Os líquidos que podem ser ingeridos são: água, café e chá, refrigerantes zero, além de adoçantes artificiais. É preciso hidratar-se (bebendo pelo menos 2 litros de líquidos por dia), além de comer uma colher e meiaão de farelo de aveia por dia. Essa fase não deve durar mais que dez dias.

  • Segunda fase – Cruzeiro: esta é a fase de maior emagrecimento, e deve acabar apenas quando você atingir o peso ideal. Além das proteínas magras permitidas na fase anterior, são liberados alguns legumes e verduras, exceto aqueles ricos em carboidratos, como grãos, cereais e tubérculos (batatas, mandiocas etc).

  • Terceira fase – Consolidação: a função dessa fase é manter o peso alcançado na fase anterior. É necessário manter todas as restrições do cardápio anterior, mas com algumas pequenas “regalias”: pode-se comer uma fruta por dia, e ter duas refeiçõs livres (sem abusar!) por semana. A duração dessa fase deve ser de 10 dias por quilo perdido (ou seja, se você perdeu 3 quilos, deve manter essa fase por 30 dias).

  • Quarta fase – Estabilização: essa é a fase de “manutenção” de seu novo peso. Nela, nada é proibido, mas é preciso manter a parcimônia e bom senso. É interessante repetir as restrições da primeira fase uma vez por semana. É indicado, também, o consumo de um litro e meio de água e três colheres de farelo de aveia por dia, além de 20 a 30 minutos diários de exercícios físicos.

Resultados


A perda de peso varia intensamente, dependendo do tempo que cada pessoa dedica-se à segunda fase da dieta. Essa foi a dieta que Kate Middleton realizou para perder peso antes de seu casamento com o príncipe William.


Leia Mais



Se quer saber mais, recomendamos que você leia o livro Eu Não Consigo Emagrecer, do doutor Pierre Dukan, o criador da Dieta Dukan.


>> Confira o livro da Dieta Dukan


Gostou? Compartilhe!

Dieta Dukan – Conheça e comece hoje mesmo!
Avalie este post

Leave a Reply