Dieta do Índice Glicêmico

Parece que há sempre algo “revolucionário” quando se trata de perda de peso. Nos últimos 6 meses, os rumores sobre o índice glicêmico (ou índice de Gylcaemic no Reino Unido) tem crescido sem esmorecer.

Este grande pedaço no telégrafo da saúde está chamando o GI “o Atkins novo”:

É intrigante mesmo. A dieta de South Beach (Best-seller, lançado em abril de 2003) baseia-se a GI e, portanto a perda de peso pré-embalados programa NutriSystem. Por algum motivo (desconhecido para mim) a GI de repente virou moda.

Ainda não estou convencido. A GI é muito útil em determinar a resposta de insulina potenciais de vários hidratos de carbono – e é particularmente útil para os diabéticos e outros problemas de açúcar no sangue (por exemplo, hipoglicemia). No entanto mais uma vez vemos um grande e útil conceito comercializado como a panaceia para toda perda de peso. A GI tem sido embalado juntos e chamado uma “dieta”. Agora tem um número de encarnações e versões – (tais como a dieta de impacto glicêmico e a dieta de Holford).

“GI dieta” do Rick Gallop é uma versão de uma dieta de índice glicêmico. Ele divide a comida em 3 grupos:

 

Verde

(comer livremente)

Padaria: pão integral stoneground; integrais, pães de elevado teor de fibras (cerca de 3g de fibras por fatia)

Peixe: peixe fresco (todos); peixe enlatado em água; sashimi; peixe defumado; Lula; mexilhões; ostras; Camarões; lagosta; caranguejo fresco; amêijoas frescas

Carne: carne moída magra; volta de bacon; presunto magro ; Lombinho; peito de frango, peru sem pele; carne bovina magra; carne de veado

Massas: todas as massas sem adornos – integral é ainda melhor

Grãos: cevada; arroz Basmati; arroz integral; Quinoa, trigo mourisco; Bulgur de trigo; arroz selvagem

Frutas e legumes: todos os vegetais verdes frescos; tomates; pimentas; ervilhas frescas; cenouras; couve-flor; cogumelos; batata nova; a maioria das frutas frescas

Laticínios: desnatado; queijo curado; iogurte sem gordura

Bebidas: água; café descafeinado; refrigerantes diet (sem cafeína); chocolate instantâneo leve; chá fraco

Também: conservas de tomate, purê de tomate; feijões secos; baixo teor de gordura, feijão; conservas de grão de bico; feijão manteiga enlatado; vinagre; azeite de oliva; limpezas de baixo teor de gordura baixo açúcar; azeitonas;

 

Amarelo

(quantidades muito limitadas)

Padaria: pão pitta integral; pão de centeio; fermento; massa de pizza integral fina; pães integrais

Peixe: bacalhau; saladas de frutos do mar

Carne: bife de lombo; presunto fresco; pernil de porco; assado ou casseroled frango ou Peru; bacon de peru; costeletas de lombo de cordeiro

Massa: macarrão de arroz; pasta de manjericão

Frutas e legumes: alcachofra; milho; beterraba; abóbora; batata-doce; damascos; bananas; manga; abacaxi

Bebidas: a maioria sem açúcar suco; cerveja sem álcool; sucos de vegetais; Dieta refrigerantes com cafeína

Laticínios: um por cento gordura do leite; creme de queijo de baixo teor de gordura; queijo de baixo teor de gordura; mussarela de baixo teor de gordura; queijo de soja

Também: a maioria conservas vegetais; óleo de gergelim; óleo vegetal; óleo de girassol

 

Vermelho

(evitar estes)

Padaria: pães; baguete; croissants; bolinhos; pão branco

Peixe: peixe empanado ou frutos do mar; Patê de marisco

Carne: salsichas; carne com osso; toucinho entremeado; reforços de reposição; pato; ganso; miudezas

Massas: massas enchida com carne ou queijo; molhos para massas com adição de açúcares; creme molhos

Grãos: arroz arbório; painço; arroz instantâneo

Legumes: favas; Pastinagas; Sueco; nabos; batatas assadas ou purê; melões, incluindo melancia; ervilhas enlatadas

Laticínios: creme; leite gordo; leite de cabra; leite de arroz; a maioria dos queijos; iogurte gordo; creme de leite

Bebidas: bebidas adoçadas todas; café; álcool; bebidas esportivas; água tônica; suco de melancia

As favas não permitidas? Talvez seja a razão pela qual as pessoas interessam-se de repente na dieta GI.

Dieta do Índice Glicêmico
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