Comer direito para um Bom Metabolismo

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Comer direito para seu metabolismo – por Felicia Drury Kliment – é sobre a escolha de uma dieta baseada em seu tipo metabólico. Ao invés de seguir uma abordagem única, Kliment oferece uma série de abordagens para melhorar a saúde e para perder peso. No início, este livro parece fascinante. É não “perder 8 quilos em 2 semanas” rápidas. Kliment argumenta que ao olhar para nossa dieta ancestral, podemos ter uma pista de que digerir proteínas com facilidade. Se um alimento não consegue digerir corretamente, fica no trato digestivo e pode deteriorar-se em detritos altamente ácidos.


Essa situação pode levar a uma infinidade de problemas de saúde. A este respeito, Kliment está se expandindo em seu trabalho anterior – A dieta de equilíbrio ácido-alcalino, e a ênfase de Comer direito é tudo sobre a melhoria da saúde.


Certamente há mérito neste conceito, e o autor faz uma afirmação interessante:


Se você tiver problemas de saúde – então qualquer informação que pode ajudar a aliviar os sintomas é bem-vinda – e aproximei-me este livro com uma ânsia de encontrar algumas respostas.


Infelizmente como o livro passou, que tornou-se cada vez mais confuso com os muitos pedaços de informação que não conseguiu dar uma resposta coesa.


Comedor de carne ou comedor de grãos?


Kliment sugere dois tipos principais de dieta – baseada na facilidade certos alimentos de proteína são digeridos. Um comedor de carne tende a ser melhor em digerir proteínas de carne vermelha. O comedor de grãos tende a digerir grãos melhor, juntamente com o de aves e frutos do mar.


Duas dietas não são mutuamente exclusivas, e um terceiro tipo metabólico é dado – o onívoro – uma mistura de comedor de grãos e carne.


Muito do restante do livro é dedicado ao aconselhamento dietético (incluindo muitos planos de refeição e algumas receitas) para cada um desses tipos principais”metabólicos”.


Assim que você é?


Uma consulta com um especialista raramente traduz bem um livro de auto-ajuda. Infelizmente isto é onde muitos conselhos médicos ou nutricionais ‘alternativo’ podem desmoronar. Autodiagnóstico é sempre difícil, e o autor do Direito de comer oferece uma série de ‘testes’ muito subjetivos para determinar seu tipo.


Por exemplo: “Quando você tem um metabolismo granívoras, seu coração bate mais rápido do que o habitual, sua respiração vem mais rápido…” (p. 39). Eu diria que isso não tem mais a ver com a aptidão cardiovascular, do que ter uma abundância de enzimas digestivas ‘grão-friendly’.


Não baixo teor de gordura, não baixa Carb


O paradigma de “grão ou carne” não tem nada a ver com proporções de macro-nutrientes – e o autor dedica uma parte justa de espaço para dispensar tanto baixo teor de gordura e baixo-carb dietas.


Comer direito argumenta que a gordura saturada não é tão mal como nos foi dito – e ela fornece alguns argumentos convincentes e bem pesquisados. Kliment também adverte contra dietas de alta proteína – alegando que um ambiente altamente ácido irá aumentar a inflamação do tecido. Pode haver verdade nisso, mas infelizmente Kliment vai contra seu mantra do individualismo por prescrever uma proporção de nutrientes macro precisos para todos (60% carboidratos, 15% de proteína, 25% de gordura).


Palavra final


Acabei este livro me sentindo um pouco desnorteado. Acredito que existem alguns núcleos genuínos da verdade no livro. Nutrição é individualista – e alimentos diferentes afetam as pessoas de forma diferente – sem necessariamente ser classificado como alérgenos.


No entanto a determinação destes alimentos é muito difícil e pode muito bem precisa ser feito em consulta com alguém que é conhecedor nesta área.


A linha de pensamento que está apresentando Kliment merece alguma atenção, mas precisamos de melhores métodos de determinar exatamente qual digerir alimentos bem – e quais os que causam problemas.


Coma direito para seu metabolismo, por Felicia Kliment. 312 páginas. Disponível na Amazon.

Comer direito para um Bom Metabolismo
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